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Projeto PIP


Programa de Intervenção Pedagógica
Língua Portuguesa e Matemática
Toda Força Ao PROEB

Objetivos:
. Intensificar o atendimento a todos os alunos do 5º ano.
. Garantir maior tempo do dia letivo para o desenvolvimento de atividades de ensino em Língua Portuguesa com foco na leitura e em Matemática, na resolução de Problemas.


Material de Apoio:
. Textos de Gêneros Variados;
. Livros, jornais, revistas, cartazes.

Recursos Humanos:
. Professor regente da Turma;
. Professor Eventual;
. Especialista;
. Outros.

Justificativa:

Após a análise dos dados obtidos através do simulado de avaliação, aplicado nas classes do 5º ano, diagnosticou-se a necessidade desse plano de Intervenção para atender aos alunos que apresentaram resultado pouco satisfatório nas capacidades relacionadas a Língua Portuguesa e Matemática. Espera-se que esses dados sejam usados a serviço de um trabalho pedagógico emergencial que propicie a consolidação das capacidades de Leitura e escrita das referidas classes para que os alunos tornem-se leitores proficientes.

Operacionalização:
. A equipe pedagógica da escola (Especialista, direção vice- direção professor) deverá se reunir para analisar e discutir os resultados de cada turma, focando nos seguintes pontos:

. Verificar na matriz de referência do teste os tópicos, as capacidades e os descritores menos acertados, pois será nessa direção que se deverá construir as ações pedagógicas emergenciais.

Em Matemática:

. Dificuldade na Leitura e interpretação de dados em gráficos, tabelas;
. Pouco nível de compreensão na análise e resolução de problemas;
. Não reconhecem ou tem dificuldade de desenvolver atividades que envolvam figuras geométricas, áreas;
. Não compreendem adequadamente o enunciado das questões;


A equipe deverá discutir e decidir, através de acordos, como serão organizados as estratégias (agrupamentos em sala de aula, atendimento individualizado, estratégias de monitoramento, horários extra – classe.




Os alunos que serão contemplados com as estratégias pedagógicas diferenciadas deverão ser informados dessa articulação temporária.
Priorizar metodologias de leitura que contemplem a discussão das questões propostas e que promovam a compreensão do texto lido. Sugerimos:

. Leitura silenciosa pelos alunos;
. Leitura Oral pelos alunos;
. Leitura oral pelo professor;
. Leitura compartilhada ( entre grupos, entre meninos e meninas, entre o professor e os alunos.
. Trabalhar as questões da avaliação/ simulado, pois elas podem oferecer várias possibilidades de interpretação.

Avaliação:

Construir um instrumento simples e funcional que possibilite o registro dos avanços dos alunos em leitura / escrita e Matemática.